sexta-feira, 24 de abril de 2015

Chapa compensada plastificada

Chapa compensada plastificada

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 22 de março de 2013

Chapa compensada é ideal para a montagem de canteiro de obras, forros
A chapa é formada por camadas sobrepostas, prensadas com cola fenólica e com uma película (chamada de filme ou Tergofilme) que forma um acabamento “aparente” liso e aparentemente impermeável. Essa chapa suporta mais a umidade e confere um melhor acabamento ao concreto. Indicada para concreto aparente. O compensado plastificado também tem maior número de reutilizações de formas.

Chapa compensada OSB

A chapa é formada por três camadas com tiras de madeira prensadas com resina de MUPF (uréia, formol, melanina, resina fenólica), alinhados em escamas, de acordo com a EN300 OSB (Norma Européia). OSB é um termo em inglês para Oriented Strand Board. É ideal para a montagem de canteiro de obras, forros, pisos, tapumes de obras. O OSB é feito de madeira reflorestada de crescimento rápido, como eucalípto.

Formas metálicas


São fôrmas compostas por estruturas painéis que foram projetadas criteriosamente com o objetivo de conceber uma fôrma leve, versátil e resistente. 

Assim como as de perfil metálico esse tipo de forma elimina possibilidade de perdas, além de proporcionar economia de tempo e precisão na montagem. 

O uso de formas metálicas em estruturas de concreto armado tem dois condicionantes principais: a necessidade de rapidez e a repetitividade de elementos nos projetos.

As formas metálicas são vantajosas, pois, ao possuírem medidas padronizadas e modulares, proporcionam rapidez na montagem e, ainda, apresentam um alto índice de reutilização. As desvantagens do sistema são o custo elevado, quando comparado com a solução convencional em madeira (o reaproveitamento das formas em obras posteriores pode amortizar essa diferença), e a flexibilidade. As formas metálicas têm pouca flexibilidade para ajuste na obra, portanto sua paginação deve ser prevista no projeto executivo para que a produtividade em montagem não seja comprometida.

Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/iniciacao-profissional/artigos/40339/chapa-compensada-plastificada

Nenhum comentário:

Postar um comentário